Escolher um colchão vai muito além das características físicas do produto. Para fazer uma boa escolha é importante conhecer os tipos mais comuns de materiais existentes e como eles podem ser benéficos para a sua saúde.
É importante destacar que quando falamos de tipos de colchão estamos entrando no cenário das espumas da composição de cada colchão, assim como os diversos materiais que envolvem que podem ir desde os mais nobres até os mais simples.
Esperamos que você possa conseguir identificar um pouco mais sobre os tipos de colchões existentes no mercado e fazer uma escolha com segurança e de qualidade.
O que você vai ver!
Quais os tipos de colchão?
Você sabia que existem inúmeros tipos de colchões? Cada material proporciona uma experiência diferente e oferece um benefício, que você poderá descobrir e entender melhor a partir da listagem que fizemos abaixo.
1. Colchão de espuma
Os colchões de espuma costumam ser motivo de discussão em muitas casas, pois existem os que amam e os que odeiam, pois os colchões de espuma tem uma característica mais resistente e que promove uma melhor resposta aos movimentos do corpo durante a noite, promovendo sempre o conforto e a falta de incômodo ao parceiro. Também são opções seguras para quem precisa de um suporte ergonômico.
2. Colchão de molas
Existem diversos especialistas adeptos dos colchões de molas como um suporte para tratamento de questões relacionadas à coluna, justamente por serem mais maleáveis e se adequarem com maior facilidade ao contorno do corpo.
3. Colchão Híbrido
A solução para muitos casais está exatamente aqui nos colchões com tecnologia híbrida. Esse produto foi desenvolvido de forma a mesclar as molas e as espumas em um único produto oferecendo ao consumidor final conforto com maciez e sustentação com a firmeza em medida ideal.
4 . Colchão de molas ensacadas
Colchões de molas ensacadas trazem consigo um diferencial sem igual, que é o de evitar que a movimentação que ocorre de um lado do colchão tenha reflexo do outro, evitando assim incômodos durante a noite de descanso.
Esse tipo, também é muito recomendado por especialistas pois costumam ser grandes aliados no alinhamento da coluna vertebral.
5. Colchões de molas Tipo Bonnel
Colchões de Mola tipo bonnel são produtos de mais durabilidade e qualidade, pois suas molas bonnel são produzidas em fios de aço que são entrelaçados geralmente em formato de ampulheta, o que permite que o colchão tenha mais firmeza e sustento dos corpos durante a noite de sono.
6. Colchão de látex
Produzido a partir da borracha, produto extraído da seringueira, o látex é um material que suporta altas cargas, recomendado para pessoas que são maiores e mais pesadas. Por oferecer mais resistência o colchão fica mais estável, além de oferecer o conforto ideal para o corpo.
7. Colchão viscoelástico
Os colchões de viscoelástico são produzidos com uma espuma de memória, também conhecida popularmente como espuma da nasa. Esse material ajuda ainda a reduzir os pontos de pressão em todo o corpo, permitindo uma noite de sono tranquila e de completo descanso.
Esse material ainda ajuda a não ter a expansão do movimento por todo o produto, evitando impactos entre os que estão descansando.
8. Espuma de Poliuretano
A espuma de poliuretano é um material geralmente associado ao látex na produção de colchões. Muito utilizado em carros e outras peças estofadas, garante uma maior resistência quanto à degradação do tempo. Esses colchões costumam ter um valor mais baixo e são mais leves..
9. Espuma Mista
Os colchões de espuma mista são produtos que em sua composição foi realizada a mistura da espuma viscoelástica com o látex. Por unir duas tecnologias em espuma, esse colchão se torna muito mais resistente a qualquer tipo de deformação durante o tempo.
Esse material também inibe que a movimentação que ocorre de um lado da cama possa ser sentida do outro
10. Colchões de espuma Aglomerada
Popularmente esse colchão é reconhecido por conter a densidade superior a 45, o que já se entende que possui mais resistência corporal. Infelizmente muitas empresas utilizam restos de espumas para construir os colchões de espuma D45, D60, D70 e D80, o que faz com que a durabilidade do produto seja extremamente baixa.
No entanto, pode ser altamente recomendado por especialistas por ser mais firme, o que o torna aliada no tratamento ortopédico.
11. Colchão de trama termoplástica de polietileno
Essa é uma nomenclatura que ganhou espaço recentemente no mercado de colchões. Suas primeiras utilizações tem sido em colchões infantis por ser um produto lavável e completamente respirável.
O colchão de trama termoplástica é composto 90% por ar e 10% de trama de polietileno. Esse é também um produto sustentável por ser reciclado, o que faz dele um produto com preço muito acessível.
12. Molejo de fio contínuo
Colchões com molas de fios contínuos são colchões de mola, estruturados em um único fio e portanto não são entrelaçados. A desvantagem desse produto é que não há a inibição de movimento, justamente por ser um fio contínuo, o movimento de estender com facilidade por todo o colchão, fazendo com que pessoas com o sono mais leve possam ser acordadas com mais facilidade caso durmam acompanhadas.
13. Verticoil
Modelos verticais também são colchões de mola, muito similares aos colchões de mola ensacados individualmente. Eles se assemelham aos colchões de mola bonnel, sendo diferenciados pela quantidade de molas presente no produto, o que faz com que o colchão seja muito mais resistente ao corpo.
14. LFK
Uma outra forma de produção dos colchões de mola, ou molejo, como muitos conhecem, é a construção LFK. Nesse formato utilizam-se molas cônicas terminadas de maneira retangular, esse diferencial promove uma maior estabilidade entre todos os colchões de mola, e maior sustentação, sendo aceitos até 300kg em todo o colchão.
15. Miracoil
Similar aos colchões que são construídos com molejos de fio contínuo, o miracoil se diferencia pela estabilidade que oferece ao colchão. Especialistas atestam que esse tem sido um produto muito bem aceito e que também suporta um peso de até 110 kg por pessoa.
16. Colchão de EPS (polietireno expansivo) ou popularmente conhecido como isopor®
EPS, ou isopor, como é popularmente chamado, é um tipo de produto muito comum em colchões mistos. Por ser mais leve que a madeira, o EPS é altamente utilizado por muitas marcas em suas bases a fim de dar maior sustentação ao produto. O EPS nunca vai sozinha em uma produção, sempre está acompanhado de outra espuma ou estrutura.
17. Colchão de isopor
Colchões de isopor são ótimos para isolar a temperatura e também amenizar vibrações. É um produto 100% reciclável e também possui alta duração e estabilidade, pois são extremamente uniformes. Costuma ser um produto que possui um custo benefício mais acessível, e normalmente é utilizado como base de outros materiais.
18. Colchão de madeira
O colchão de madeira pode ser conhecido também como colchão ortopédico, mas o que ocorre na verdade é que a estrutura do colchão é composta por madeira, o que, claro, traz maior estabilidade para a coluna. Esses são colchões que ficam mais firmes e rígidos.
19. Colchões de Ar
Também conhecido como colchões infláveis são ótimas opções para quem deseja receber visitas e possui pouco espaço. Os colchões de ar podem ser facilmente transportados e ainda possuem um preço extremamente acessível.
Sua textura é normalmente muito macia e aceita pesos relativamente altos se toda a estrutura estiver em bom estado.
20. O Famoso Colchão de água
Semelhante ao colchão de ar, o colchão de água possui uma camada de PVC que é preenchida com água. Antigamente era muito comum se ouvir falar da utilização desse material, principalmente em hospitais e por pessoas acamadas, mas sua utilização caiu em desuso com a chegada da tecnologia de viscoelástico.
Existem também aqueles colchões com sua nomenclatura atrelada ao tipo de colchão
Veja alguns tipos de colchões exóticos que existem. São produtos que dificilmente são encontrados em lojas online e até mesmo em lojas de varejo. Alguns sendo feitos apenas por encomenda.
1. Colchão de couro
Ao contrário do que se imagina, o colchão de couro não é preenchido por couro e sim, apenas revestido. Esses colchões possuem um acabamento de alto nível e geralmente são resistentes à prova d’água. É muito comum também se encontrar capas de couro em ambientes hospitalares, uma vez que a higienização se torna facilitada.
2. Colchão de plástico ou lona
Para os colchões de plástico e lona, se aplica o mesmo conceito dos colchões de couro. Esses são revestimentos de espumas que compõem a estrutura que acomodam o corpo dando suporte para a noite de sono. Esse material também é de fácil higienização.
3. Colchão de Crina de Cavalo
Comum em colchões de luxo, é uma matéria prima extremamente sofisticada. Esse material também promove uma alta ventilação e sua maciez é a diferença. A aplicação das crinas de cavalo são utilizadas nos acabamentos e também em pillow tops.
4. Colchão de Algodão
Assim como os colchões de crina de cavalo, acontece com os colchões de algodão, em que reveste-se apenas a estrutura principal, de mola ou espuma, com o material algodão. Esses produtos são comumente macios e que promovem alta respiração, deixando o colchão sempre fresco e evitando o acumulo de ácaros e bactérias.
5. Colchão de lã de animais
Atualmente esse tipo de produto tem caído em desuso. Com a preocupação com os animais, esses produtos que eram utilizados em revestimentos de colchões de luxo ficaram de lado, e hoje lãs de carneiro, lhamas e camelos não são tão comuns.
6. Colchão Magnético
Os colchões magnéticos são produtos comuns em sua matéria de composição que acompanham imãs que, de acordo com fabricantes, auxiliam no combate de diversas enfermidades.
Quais são os tipos de colchão no Brasil?
No Brasil os tipos de colchão mais usados no Brasil são com espuma de poliuretano, viscoelástico, látex, espuma mista, molas que vão desde ensacadas individualmente até mesmo com molejo bonnel e contínuo.
Os principais tipos de colchão
Os principais tipos de colchão são os de espuma que promovem uma sustentação maior da coluna e do corpo. Os de mola que promovem mais maciez e conforto, seguido dos colchões de visco elásticos e látex. Veja todos os detalhes abaixo.
Colchão de espuma
Melhor Colchão De Espuma | ||
2° Melhor Colchão De Espuma | ||
3° Melhor Colchão De Espuma |
Os colchões de espuma costumam ser motivo de discussão em muitas casas, pois existem os que amam e os que odeiam, pois os colchões de espuma tem uma característica mais resistente e que promove uma melhor resposta aos movimentos do corpo durante a noite, promovendo sempre o conforto e a falta de incômodo ao parceiro. Também são opções seguras para quem precisa de um suporte ergonômico.
Colchão de Molas
Melhor Colchão De Molas | ||
2° Melhor Colchão De Molas | ||
3° Melhor Colchão De Molas |
Existem diversos especialistas adeptos dos colchões de molas como um suporte para tratamento de questões relacionadas à coluna, justamente por serem mais maleáveis e se adequarem com maior facilidade ao contorno do corpo.
Colchão Híbrido
Melhor Colchão Híbrido | ||
2° Melhor Colchão Híbrido | ||
3° Melhor Colchão Híbrido |
A solução para muitos casais está exatamente aqui nos colchões com tecnologia híbrida. Esse produto foi desenvolvido de forma a mesclar as molas e as espumas em um único produto oferecendo ao consumidor final conforto com maciez e sustentação com a firmeza em medida ideal.
Colchão de Látex
Melhor Colchão De Látex | ||
2° Melhor Colchão de Latex | ||
3° Melhor Colchão De Latex |
Produzido a partir da borracha, produto extraído da seringueira, o látex é um material que suporta altas cargas, recomendado para pessoas que são maiores e mais pesadas. Por oferecer mais resistência o colchão fica mais estável, além de oferecer o conforto ideal para o corpo.
Como escolher a densidade do colchão?
A densidade do colchão deve ser escolhida a partir do peso e altura de cada pessoa que irá utilizar o produto. Lembrando que quanto maior a densidade mais resistência e rigidez oferece o colchão, mas também melhor acomoda o corpo.
Essa tabela representa a densidade adequada de colchões com base no seu peso corporal. Cada célula na tabela contém um código que corresponde a um valor específico de densidade do colchão recomendado para a combinação de faixa de altura e peso corporal.
As densidades marcadas com asterisco (*) significam que você poderá optar por uma ou por outra, de acordo com sua preferência por um colchão mais firme ou mais macio.
Fizemos para orientar os consumidores na escolha de um colchão adequado, levando em consideração seu peso. A densidade do colchão está relacionada ao suporte e conforto que ele pode oferecer.
Geralmente, pessoas com pesos diferentes podem ter necessidades diferentes em termos de suporte adequado para uma boa noite de sono.
Tipos de colchão para coluna
O melhor colchão para a coluna deve atender a sua necessidade maior a depender, claro, da situação física que você se encontra. Você deve escolher se prefere mais firmeza, mais conforto ou ainda se para você o ideal é o equilíbrio.
Existem também modelos que trazem inúmeros outros benefícios, como campos magnéticos que podem auxiliar no tratamento da sua dor, veja nesse artigo os 15 Melhores Colchões Para Coluna em 2023
Tipos de colchão queen
Os colchões queen, como colchões de qualquer outro tamanho, possuem a mesma estrutura de composição, com a única diferença que possui medida maior que um colchão de casal e menor que king. Os tipos de colchão queen também podem ser encontrados em espuma, molas, viscoelásticos e outros.
Confira nossa lista completa com os Melhores colchões queen (15 Modelos Atualizados 2023)
Tipos de colchão de casal
Os colchões de casal são mais fáceis de serem encontrados em diferentes composições, mas as mais comuns são em espuma, molas, espumas viscoelásticas, látex e diferentes tipos de molejos.
Se você esta procurando um colchão de casal saiba Quais os melhores colchões de casal (Atualizado 2023)
Algumas curiosidades dos tipos de colchão
Superficialmente, um colchão parece um produto simples, e algumas pessoas podem até pensar que todos os colchões são mais ou menos iguais. Mais não é bem assim, principalmente com as novas tecnologias existentes.
A realidade é bem mais complicada. Sob a capa, um colchão pode ser construído com vários designs e materiais diferentes. Esta construção interior é o fator mais claro que afeta a sensação de um colchão e quanto tempo ele vai durar.
Esses componentes internos definem os principais tipos de colchões. Embora nem todos os colchões de um determinado tipo tenham o mesmo desempenho, existem características comuns que derivam de como uma cama é construída. Por isso, conhecer os tipos pode ser uma etapa útil na busca pelo melhor colchão para atender às suas necessidades individuais.
Cada dorminhoco tem seu próprio conjunto de preferências e necessidades, o que significa que não existe um colchão perfeito para todos. Conhecimento é poder ao procurar um novo colchão, este guia explica os diferentes tipos de colchões, juntamente com suas vantagens e desvantagens, para que você possa comprar com confiança.
FAQ: Perguntas Frequentes
Qual é o melhor tipo de colchão para dormir?
Se você quer dormir bem e ter uma noite de sono nas nuvens, ou como uma noite no hotel dentro de casa, uma opção pode ser adquirir um colchão de molas ensacadas de forma individual que acompanha pillow top extra macio.
Qual o melhor colchão D33 ou D28?
Você sabia que a escolha correta da densidade da espuma do seu colchão está ligada diretamente com o seu biotipo? Cada densidade é pensada para melhor acolher determinados tipos de pessoas com seus respectivos pesos e alturas.
– Um colchão de densidade D33 suporta pessoas de 1,70m para cima com até 100kg.
– Um colchão de densidade D45 suporta pessoas de até 150kg, sem indicação de altura.
Qual a diferença entre D33 e D45? – 50 a 60
Você sabia que a escolha correta da densidade da espuma do seu colchão está ligada diretamente com o seu biotipo? Cada densidade é pensada para melhor acolher determinados tipos de pessoas com seus respectivos pesos e alturas.
– Um colchão de densidade D33 suporta pessoas de 1,70m para cima com até 100kg.
– Um colchão de densidade D45 suporta pessoas de até 70 kg com até 1,70m de altura.
Conclusão
Escolher o melhor tipo de colchão também não é uma tarefa muito fácil, a gente sabe, mas esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre cada um dos que existem e como cada um deles pode lhe ser útil.
Não se esqueça de que independentemente do tipo, é importante consultar as características estruturais do produto para que elas melhor se adequem a sua necessidade.
Esperamos ter ajudado! Até a próxima.
Publicitária, Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2020, com registro profissional no DRT n° 0004920/RJ